''CRIANÇAS DO ESTADO ESTÃO MORRENDO POR FALTA DE LEITOS DE UTIs PEDIÁTRICAS'', DIZ PRESIDENTE DA AMICO

Ainda de acordo com o médico, o problema de assistência médica infantil não se restringe apenas a falta de leitos pediátricos.
A Assistência Médica Pediátrica do Rio Grande do Norte vive um problema grave. Segundo o relato do presidente da Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), o médico Madson Vidal, os hospitais públicos e particulares do Estado não possuem leitos adequados de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas.  
“As crianças do nosso Estado estão morrendo por falta de leitos de UTIs pediátricas. Hoje quem tiver um filho, sobrinho ou neto que precise de uma UTI pediátrica não irá encontrar assistência. Pode ser o homem mais rico do Rio Grande do Norte, ou até o filho do próprio governador, mas se tiver uma criança dependendo de leito pediátrico terá que leva-la para fora do RN”, disse o médico.
Ainda de acordo com Madson Vidal, o Estado conta atualmente com 800 mil crianças com idades de 0 a 14 anos. Para atender essa demanda, o RN precisaria ter entre 80 e 200 leitos pediátricos. As poucas UTIs que tem no Estado atendem os pequenos de forma improvisada.
O problema na assistência médica infantil não se restringe apenas a falta de leitos. “Há uma desestruturação completa, desde a estrutura básica de prevenção até a terciária, com as graves deficiências de UTIs pediátricas”, lamenta Madson Vidal.
Como uma solução imediata para o problema da assistência médica infantil, o médico acredita que o Hospital Onofre Lopes poderia contribuir com sua estrutura. “Há dois anos o hospital conta com uma belíssima UTI, a unidade já conta com profissionais concursados trabalhando lá e com bons equipamentos, mas a UTI ainda não foi aberta devido à falta de climatização do ambiente.”, comentou. 
NOMINUTO.COM

Comentários