SECRETARIA DE SEGURANÇA QUER FAZER CONCURSO AINDA EM 2015

Kalina Leite reforçou que a contratação de pessoal é prioridade da sua pasta.

Gerlane Lima/Nominuto
                        
                Em entrevista ao Jornal 96, Kalina Leite falou estar insatisfeita com o número de policiais devolvidos por outros órgãos.
O governador do estado, Robinson Faria, anunciou ontem (27) a promoção de 1.126 policiais militares e 106 praças bombeiros.  Segundo avaliação da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sesed), Kalina Leite, foi uma promoção histórica e maior do estado com mais de 1.200 homens, quantidade acima do que determina a Lei de Promoção de Praças.
“Para isso precisamos ter varias reuniões com o tribunal de contas do estado e Ministério Público, para a aprovação. Sabemos que essa lei foi sancionada no ano passado, e ano passado deveriam ter tido promoções. Essas promoções vêm corrigir um erro histórico, mais de 30 anos. Para ter uma ideia, há policial militar a 28 anos no mesmo posto”, comenta Kalina em entrevista ao Jornal 96.
Questionada sobre o efetivo cedido para os outros órgãos, a secretária diz estar insatisfeita com o número de policiais devolvidos. Cerca de 10% dos policiais estavam cedidos, que corresponde uma média de 800 homens.

Segundo a titular da Sesed, essa situação amenizou pouco, mas ainda há um número significativo de cedidos. “A gente pleiteia que se esse número não for impossível diminuir que eles (órgãos) pelo menos arquem com o pagamento desses policiais, para que nós podermos promover mais e ingressar mais”, afirma Kalina.
Ainda em entrevista, a secretária reforçou que a contratação de pessoal é prioridade da pasta. “A gente sabe a situação que o Estado se encontra na lei de responsabilidade fiscal, há muitos anos vem no limite prudencial. Isso, a regra geral, é de que o estado esta impossibilitado de contratar. Mas a segurança pública tem algumas exceções. Estamos conversando com o Tribunal de Justiça para tentar promover concurso para as vagas de quem se aposentou ou faleceu”, explica.

Comentários