NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA UFERSA IRÁ ATENDER POPULAÇÃO CARENTE

Entra em funcionamento na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, as atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O escritório irá auxiliar na formação dos estudantes de graduação do curso de Direito, bem como promover atendimento à população hipossuficiente.
O reitor José de Arimatea de Matos participou da solenidade de entrega e ressaltou que o escritório será um importante equipamento para auxiliar nas atividades do curso e, assim, assegurar a continuidade do bom desempenho do departamento em Pesquisa, Ensino e Extensão. “É preciso parabenizar a toda equipe do Curso. Sabemos da qualidade dos alunos de Direito, que vêm se destacando nas seleções de estágios e isso nos dá a certeza que logo em breve seremos o melhor curso de Direito do Rio Grande do Norte”, saudou o reitor.
O escritório do Núcleo de Práticas Jurídicas será utilizado pelos alunos do oitavo período da graduação, dentro das disciplinas de Estágios Supervisionados. A atual sede é provisória, mas já está em andamento o processo para construção da sede fixa, que irá funcionar ao lado do complexo da justiça, no Campus Leste.
A solenidade de inauguração do escritório foi prestigiada por alunos, servidores e discentes do Departamento de Direito. A professora Ana Maria Bezerra Lucas, coordenadora do Curso na Ufersa, ressalta ainda que o Núcleo também irá cumprir seu papel social, à medida que irá atender à população vulnerável.
“É um espaço para praticar o conhecimento da sala de aula, à medida que os alunos poderão atuar dentro da área do Direito, conforme as demandas que chegarem. Mas o Núcleo também terá um papel importante para a Pesquisa e Extensão acadêmica, visto que prestaremos assistência jurídica gratuita à população carente e ainda assessoramento aos movimentos sociais”, detalhou a professora Ana Maria Bezerra.
Os alunos, por meio do Centro Acadêmico (CA), também tiveram papel preponderante para a aquisição do NPJ. A opinião de Danilo Lima, estudante do 7º período de Direito na Ufersa e diretor administrativo do CA, corrobora com as palavras da administração da Universidade, quando afirma que: “o Núcleo de Práticas dará continuidade ao bom desempenho que os alunos já têm. O escritório será um reflexo do esforço dos alunos, do corpo docente e da administração”, pontua ele.

SERVIÇO –
O NPJ irá atender à população carente, cuja renda não exceda dois salários mínimos, nas áreas de Família (separação, divórcio, guarda e pensão alimentícia) e Direitos Difusos e Coletivos.
Endereço: Rua Juvenal Lamartine, nº 30, Centro.
Horários: das 8h às 11h30 e 14h às 17h30
Contato: 3317-6331
MAIS CONQUISTAS –
O curso de Direito da Ufersa foi autorizado pelo Ministério da Educação em 2010 e já começa a se preparar para o processo de avaliação de Reconhecimento do curso, emitido apenas depois da formação da primeira turma. Além do anúncio da sede própria, o reitor José de Arimatea de Matos também comunicou que um servidor do quadro de bibliotecários da instituição estará encarregado de exclusivamente para o registro de livros na biblioteca para os cursos que estão em processo de reconhecimento.
Assessoria de comunicação da UFERSA

Comentários