APLICATIVO DA EDUCAÇÃO VENCE DESAFIO HACKATHON DURANTE CAMPUS PATY


Na noite do último sábado (14), foi divulgado o resultado do desafio RN Digital, disputa tecnológica que aconteceu dentro das atividades da Campus Party Natal. A equipe Falcon, formada por alunos de ciências da computação, conquistou o primeiro lugar no hackathon, nome da competição, com o desenvolvimento de um aplicativo voltado para o ensino potiguar. O desafio, lançado pelo Governo do RN na quinta-feira (12), tinha, além da Educação, propostas nas áreas de Recursos Hídricos e Segurança.
O hackathon da Educação consistia em desenvolver um aplicativo gratuito para estreitar os laços de comunicação entre gestores, professores, alunos e pais junto a SEEC, proporcionando uma maior participação social no ensino do RN. “Cada escola tem acesso as demandas da sua realidade, enquanto a SEEC terá acesso a todas as notificações, para visualizá-las e adotas as medidas necessárias”, explicou a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa. 
Os vencedores do RN Digital foram conhecidos durante as atrações do palco Steam, na penúltima noite da Campus Party. Acompanhando todo o processo, a secretária Cláudia Santa Rosa, anunciou que a equipe Falcon tinha sido a vencedora. “Foi emocionante premiar os nerds, que trabalharam dia e noite para encontrar soluções para o problema que apresentamos”, frisou Santa Rosa. 
Composta por cinco estudantes de ciências da computação, a equipe Falcon desenvolveu o aplicativo voltado para o fluxo de informações entre escolas e sedes regionais e central de ensino. “Tínhamos um grande problema que era a comunicação dentro de uma área essencial, a educação. Alguns de nós, como eu, estudamos em escolas públicas e vimos, de perto, uma realidade que acontece por falta de acompanhamento. Após mais de 40 horas de programação, fizemos uma plataforma que facilitará a comunicação entre escolas, Direds, secretaria, isso tudo dentro de uma plataforma mobile, com acesso dinâmico e otimizado”, explicou Rafael Garcia, integrante da equipe vencedora. 
Além de certificados de premiação, os estudantes vencedores também ganharam bolsas de estágio para contribuírem com o desenvolvimento de ferramentas para a educação do RN. “Parceira nossa na realização do hackathon, a E-SIG, empresa responsável pela manutenção do SIGEduc, dará um estágio para cada membro da equipe. Será muito bom continuar interagindo com esses jovens, que demostraram inteligência no desenvolvimento do app”, assinalou Ana Paula Oliveira, coordenadora de tecnologia e inovação da SEEC. 
O aplicativo apresentado pelos estudantes será integrado a base de dados da SEEC e terá uma identidade visual customizada para que possa ser disponibilizado à rede estadual. “Os estudantes deverão entregar, nos próximos dias, os códigos do aplicativo para que realizamos os passos necessários para a disponibilização da ferramenta, que deve acontecer no próximo mês”, disse Ana Paula. 
Maratona 
O “RN Digital” é foi hackathon oficial do Governo do RN e teve como objetivo melhorar a oferta de serviços públicos e otimizar o trabalho do Estado nessas três importantes áreas em benefício da comunidade: Educação, Segurança Pública e Recursos Hídricos.
Os hackathons são maratonas de programação que reúnem profissionais e estudantes das áreas de ciência e tecnologia para resolver desafios pré-definidos. A maratona pode durar horas, dias ou até mesmo uma semana, dependendo do grau de dificuldade. Durante o evento, servidores públicos orientarão o desenvolvimento dos projetos. 
Saiba mais
A primeira edição da Campus Party no RN movimentou mais de 60 mil pessoas em cinco dias de evento. A temática central da feira foram os avanços e iniciativas no campo aeroespacial, aproveitando a tradição potiguar nessa área. O evento contou com novidades sobre inovação, internet, games, robótica e empreendedorismo digital.

SEEC/ASSECOM

Comentários