PREFEITO JUNINHO ALVES FAZ ABERTURA DA SEMANA PEDAGÓGICA 2018 EM CARAÚBAS

Na manhã desta segunda-feira 19, o prefeito Juninho Alves realizou a abertura oficial da Semana Pedagógica 2018, que inicia oficialmente o ano letivo em todas as escolas municipais e estaduais de Caraúbas. Ao lado do vice-prefeito Paulo Brasil e do Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto, Francisco Antônio Alves da Silva, o gestor municipal recebeu toda classe educacional, para traçar metas e estratégias que serão aplicadas durante o período letivo de Caraúbas.

A abertura oficial aconteceu nas dependências do auditório do Centro de convivência da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Campus Caraúbas, onde os educadores participaram de uma palestra/show circense, proferida pelo palhaço e professor Nil Moura, do circo Grock, de Natal.

Abertura oficial teve início às 09h, momento em que todos os educadores realizaram credenciamento e foram recebidos com um café da manhã, antes do início das atividades do palestrante. De acordo com o secretário de Educação Francisco Antônio Alves da Silva, com o tema “Educar: Partilhar saberes, fortalecendo as práticas coletivas”, a Semana pedagógica deste ano, busca a troca de experiências para desenvolver com mais eficácia as práticas educacionais.

Durante sua fala, o secretário fez uma retrospectiva das atividades realizadas o ano passado e assegurou a continuidade das atividades educacionais que estão sendo executadas pela administração do prefeito Juninho Alves, dentre elas, a distribuição do fardamento e material escolar, além de garantir o transporte gratuito para toda a rede municipal de Caraúbas. O secretário disse ainda, que vai fortalecer ainda mais as parcerias com o Sindspumc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas) e com instituições que ajudam no fortalecer da Educação do município.

“A intenção do prefeito Juninho Alves, de realizar uma administração séria e voltada para o desenvolvimento do município, passa pelo setor da Educação, como base de sustentação. As atividades realizadas em seu primeiro ano de governo mostram que muito já foi realizado, porém ainda temos muito para contribuir em prol do desenvolvimento da Educação, que iremos implementar durante este ano e os que virão, se Deus quiser”, destacou Francisco Antônio.

Já o vice-prefeito Paulo Brasil, conclamou os professores e alunos presentes para combater a violência e citou a Campanha da Fraternidade 2018, que trata do tema. "A Campanha da Fraternidade trás o tema: ‘Fraternidade e superação da violência’, nos convida para refletir sobre o nosso papel na sociedade, no tocante ao combate de todas as formas e práticas sociais que refutam a violência", destacou Paulo Brasil.

Por sua vez o prefeito Juninho Alves relembrou sua luta familiar para estudar e se formar, vindo de uma família humilde, onde desde então, assumiu o compromisso de um dia poder fazer pela educação das crianças pobres do seu município, proporcionando uma qualidade nas atividades educacionais.
"Venho de uma família pobre onde minha mãe priorizou para que estudássemos, pois é assim que alguém pode vencer na vida, através do estudo. E desde que era criança tinha um sonho de ser prefeito, para poder fazer por crianças, que assim como eu, sonha com uma educação de qualidade. Hoje quando vejo uma criança na escola, com material, fardamento,  merenda de qualidade e professores capacitados, acredito que estamos no caminho certo para a construção de novos cidadãos", disse Juninho Alves.
Ainda em suas palavras, Juninho Alves anunciou que além do fardamento e material escolar, vai também distribuir mochilas para os alunos da rede municipal. “Tudo aquilo que pudermos fazer para o aperfeiçoamento da educação do nosso município, vamos fazer com todo esforço e dedicação”, concluiu o prefeito Juninho Alves.

Além do prefeito Juninho Alves, do vice-prefeito Paulo Brasil e do secretário de Educação Francisco Antônio, estavam presentes também: diretores, professores, merendeiras, auxiliares do serviço geral, secretários administrativos da Prefeitura de Caraúbas, representante da Ufersa Francisco de Assis Brito Filho, representante da Câmara Municipal, a vereadora Francisca Leite; componentes do Circo Grock e representantes da imprensa local.

A Semana Pedagógica tem prosseguimento nesta terça-feira 20, com a seguinte programação:
Local: UFERSA
7h30min.: Acolhimento.
                    Ginástica laboral
                    Apresentação Cultural

8h: Conferência 01: Que ser humano sou eu para educar? “Minhas atitudes podem transformar vidas”.
Responsável: Fernanda Lígia Leonardo Marques-  Psicóloga Escolar do IFRN-Campus Apodi

8h30min: Conferência 02: Comunicar para incluir: Libras e a relação com o sujeito surdo.
Responsável: Prof. Francisco Ebson  Gomes Sousa- Especialista em Libras Letras/Libras (UFERSA), Mestrando em Ensino.

9h: Conferência 03: Deveres, direitos e responsabilidades dos servidores públicos. 
Responsável: Joanilson Guedes Barbosa-Advogado, Assessor de Controle Interno da Prefeitura de Patos e Professor da UFCG.
Responsável: Wézia Nogueira Sena- Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraúbas

Estudos por Segmentos

Público: EDUCAÇÃO INFANTIL 
Ler e contar histórias: práticas que fortalecem a rotina e o trabalho docente na Educação Infantil.
Responsáveis: Ana Geucenni Gurgel de Amorim Medeiros e  Raumizia Vieira da Costa  - Formadoras PNAIC 

Público: ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS 
Estratégicas pedagógicas motivadoras tornam o processo de aquisição de leitura e escrita mais eficaz.
Responsáveis: Maria Vanusia de Oliveira                        
                         Neuma Saldanha Barreto - Formadoras PNAIC

Público: ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, EJA E PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO.
Que caminhos  devemos construir para tornar a aprendizagem mais significativa?
Responsáveis: Profª Mestra Jomara Dantas Pessoa 
                        Rosângela Maria Sinésio de Araújo - Formadora PNAIC

Público: GESTORES, SECRETÁRIOS E AGENTES ADMINISTRATIVOS.
Liderança e trabalho em equipe na Gestão Pública
Responsável: Antônio Tácio de Sales Benevides- Especialista em Gestão Pública - UERN.

Público: BIBLIOTECÁRIOS                                                                      
As contribuições da Biblioteca para a promoção do hábito de leitura.                         
Responsável: Alcicleide de Almeida Targino Bezerra- Pedagoga, Especialista Psicopedagogia e em Língua Portuguesa e Matemática transdisciplinar.

Público: MERENDEIRAS, ASGs E PORTEIROS  
  Tema 01: Relações Humanas e Ambiente de Trabalho: funcionários motivados, equipe fortalecida.                                                                        Responsáveis: Jéssica Lorena de Medeiros Paiva-Assistente Social do NASF.  Emillayne Carlos G. Ferreira- Psicóloga do NASF.

Tema 02: O amor como tempero da Alimentação Escolar, complementa o processo de aprendizagem.
Responsável: Vivia Machado dos Santos - Nutricionista 
































Assessoria de Comunicação

Comentários