SECRETÁRIA DE SAÚDE DETALHA GASTOS NA SAÚDE NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2017

Na tarde desta segunda-feira 19, a Prefeitura de Caraúbas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma audiência pública, para detalhar os gastos feitos pela pasta no úlltimo quadrimestre desse ano. A prestação de contas é obrigatória e ainda vai ter que passar pela aprovação do Conselho Municipal da Saúde.

O relatório com a prestação de contas foi feita pela secretária de Saúde e pelo contador do município Marinaldo Duarte. 

De acordo com Marinaldo Duarte, a dificuldade em prestar contas com dados da gestão passada, foi a falta de informações deixadas pela gestão anterior, que não repassou documentos e senhas dos convênios vigentes.

"A falta de informação do quadrimestre final do ano passado, nos impossibilitou de termos números precisos, pois tivemos que recorrer às informações no Ministério da Saúde para que hoje pudéssemos apresentar a prestação de contas. Com relação aos dados da atual gestão, qualquer pessoa pode ter acesso a prestação de contas que estão contidas no Portal daTransparência da Prefeitura de Caraúbas", explicou Marinaldo Duarte.

Já a secretária Monique Barreto disse que os números da prestação de contas apresentam um avanço significativo, com avanço das ações em todas as áreas, se comparadas à situação encontrada na transição.

"Os resultados alcançados à base de muito trabalho e dedicação da nossa equipe da Saúde e hoje apresentado aqui nessa audiência pública, estão sendo analisados pela sociedade e vai ser apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde, para que esse possa dar seu veridito final", destacou Monique Barreto.

O presidente do Legislativo, Josean Amorim, parabenizou a secretária Monique Barreto pela prestação de contas e criticou a administração passada por não ter repassado as informações a atual gestão.

"Parabenizo a secretária Monique Barreto pela prestação de contas e lamento que sua equipe tenha conseguido as informações da gestão anterior no site do Ministério da Saúde e não com a própia equipe passada. Defendo que cada administração preste contas daquilo que foi sua responsabilidade", ressaltou Josean Amorim.

O vice-prefeito Paulo Brasil acredita que a transparência nas contas da Saúde é uma marca da administração do prefeito Juninho Alves, em face da sociedade, no tocante aos órgãos e secretarias públicas.

"Os resultados que hoje são apresentados nessa audiência pública, mostram que estamos no caminho certo. Que é com muita responsabilidade e compromisso que se faz uma administração pública e é nessa linha de conduta que o prefeito Juninho Alves tem gerido a sua administração pública em Caraúbas", concluiu.

A prestação de contas quadrimestral da Secretaria de Saúde é obrigatória por lei. Os números podem ser acessados no site www.caraubas.rn.gov.br/portaldatransparencia






Comentários