MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DIZ QUE ENVIOU EQUIPE DA PF AO MARANHÃO PARA ACOMPANHAR CONFLITO CONTRA ÍNDIOS

O Ministério da Justiça (MJ) informou, na tarde desta segunda-feira (1º), que já enviou uma equipe da Polícia Federal para Bahias, município de Viana no Maranhão, para acompanhar e investigar o massacre a um grupo Gamela. Na tarde desse domingo (30), fazendeiros atacaram a comunidade indígena Gamela, localizada a 220 km de São Luís. O ataque teria sido motivado por uma disputa territorial.
De acordo com nota enviada pelo MJ, a equipe de policiais federais também estará no local para garantir que não haja novos conflitos. O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, ofereceu apoio à Secretaria de Segurança Pública do estado. Na nota, o MJ informa ainda que já foi instaurado inquérito para averiguar o conflito agrário no povoado.
No confronto, pelo menos cinco indígenas feridos em estado grave foram internados. Um deles levou dois tiros. Além disso, dois tiveram as mãos retiradas a golpes de facão, na altura do punho. Um deles, além das mãos, teve os joelhos cortados nas articulações.
O conflito ocorreu quando um grupo de indígenas decidiram se retirar de uma área tradicional retomada. Enquanto saíam sofreram uma investida de dezenas de homens armados de facões, paus e armas de fogo.  Além dos índios gravemente feridos, outros 13 foram atingidos com golpes de facão e pauladas. Os dados ainda são parciais.
Na tarde de hoje, o Ministério da Justiça divulgou duas notas. Na primeira, o órgão minimizou o ocorrido ao afirmar que o caso estava envolvendo “pequenos agricultores e supostos indígenas”. Já no texto mais recente, o trecho “pequenos agricultores e supostos indígenas” foi retirado da nota.
Notas divulgadas pelo MJ:
Primeiro texto:
“Brasília, 1/5/17 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública está averiguando o ocorrido envolvendo pequenos agricultores e supostos indígenas no povoado de Bahias, no Maranhão. Por determinação do ministro Osmar Serraglio, a Polícia Federal já enviou uma equipe para o local para evitar mais conflitos e ofereceu apoio à Secretaria de Segurança Pública que, por sua vez, já instaurou inquérito para investigar o caso.”
Segundo texto:
Brasília, 1/5/17 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública está averiguando o conflito agrário no povoado de Bahias, no Maranhão. Por determinação do ministro Osmar Serraglio, a Polícia Federal já enviou uma equipe para o local para evitar mais conflitos e ofereceu apoio à Secretaria de Segurança Pública que, por sua vez, já instaurou inquérito para investigar o caso.
CONGRESSO EM FOCO

Comentários