MUNICÍPIO REALIZA CAPACITAÇÃO DE COMBATE AO TABAGISMO

Na manhã desta quinta-feira 06, a Prefeitura de Caraúbas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promove capacitação para os profissionais da saúde, no combate ao tabagismo, considerado um dos maiores causador de mortes no Brasil. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e foi coordenado pela equipe de combate ao tabagismo da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) de Mossoró.

De acordo com a secretária de Saúde, Monique Dantas Barreto, o treinamento está sendo voltado para enfermeiros, assistentes sociais, agentes de saúde, que trabalham nos programas da saúde, na cidade e na zona rural.

“Hoje o tabagismo, mesmo tendo sido reduzido o número de fumantes, ainda mata muita gente e ocasiona inúmeras doenças. Diante desta preocupação, estamos promovendo esta capacitação, para que os nossos profissionais possam saber lidar com pessoas fumantes e os ajudar a largar o vício”, explicou Monique Barreto.

A secretária disse ainda, que o município disponibiliza de grupos de apoio aos fumantes que desejam largar o vício, bem como com toda estrutura que vai desde palestras a tratamento com medicamentos. “Nossos grupos de apoio ao fumante que desejam  largar o vício, atendem pessoas na cidade e na zona rural. Estamos abertos a ajudar pessoas para ter saúde de qualidade, em todos os aspectos sociais”, ressaltou.

Tabagismo no Brasil
- No Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo.
- Hoje, 18,8% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante.
- Isso representa uma diminuição de 40% no número de fumantes desde 1989.
- Os homens apresentaram prevalências mais elevadas de fumantes do que as mulheres.
- A concentração de fumantes é maior entre as pessoas com menos de oito anos de estudo do que entre pessoas com oito ou mais anos de estudo.









Assessoria de Comunicação PMC

Comentários