SECRETARIA DE SAÚDE INICIA TRABALHO DE COMBATE AO TABAGISMO EM CARAÚBAS

A Prefeitura de Caraúbas, por intermédio da Secretaria de Saúde, que tem a frente à secretária Williana Samara Praxedes,  deu início esta semana um trabalho importante com pessoas fumantes, com o objetivo reduzir a prevalência e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

A equipe de apoio ao trabalho, está seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, serão intensificadas para prevenir a iniciação do tabagismo e também promover a cessação de fumar além de proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Trata-se de um problema de saúde pública global que mata milhares de pessoas em todo o mundo. No Brasil, por meio da Rede de Tratamento do Tabagismo, são articuladas ações para o controle do tabagismo nos estados e municípios, junto com a sociedade civil e organizações não-governamentais.

Para a coordenadora da Atenção Básica no município, Ruth Eloar, será um grande desafio para cada pessoa fumante, pois também tem que partir delas a vontade de abandonar o hábito.
O trabalho iniciou no bairro Alto São Severino em Caraúbas com um grupo de 20 pessoas, e com certeza vamos atingir o objetivo”, disse a coordenadora.




Comentários