PARÓQUIA DE CARAÚBAS INICIA TRÍDUO PASCOAL COM MISSA DA CEIA E LAVA-PÉS

Na noite desta quinta-feira 29, a Paróquia de Caraúbas deu início às celebrações do Tríduo Pascal, a celebração de três dias que contempla os últimos passos de Jesus e sua Ressurreição. Este período é central no calendário católico, pois celebra os acontecimentos que fundaram a religião de mais de dois mil anos.
A celebração iniciada às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo Vigário Administrador Pe. Demétrio de Freitas Júnior e contou com a presença de inúmeros fieis apesar da chuva que caiu durante praticamente toda noite. A missa celebra a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo e traz a tradicional cerimônia do “Lava-Pés”, quando o padre, seguindo o exemplo de Jesus lavando os pés dos discípulos na Última Ceia, lava os pés de um grupo de fiéis. Esse ano, tiveram os pés lavados um grupo de mulheres de diferentes comunidades da paróquia.
Na continuidade da Missa, o Altar tem retirado todos os seus ornamentos para simbolizar Cristo despido de suas vestes e fragilizado, e a Sagrada Eucaristia foi levada, numa pequena procissão, até o Centro de Inclusão Social ao lado da Igreja Matriz, onde foi montada uma Capela improvisada para receber os fiéis que queiram rezar ou prestar adoração ao Santíssimo Sacramento.
Para o Pe. Demétrio Júnior, este é um momento de estar com Cristo e lembrar suas dores: “Jesus expôs nos seus últimos momentos a sua humanidade e nos deu exemplo de como devemos ser humanos e tratar uns aos outros com entrega e servidão”, frisou o sacedorte.
O Tríduo Pascal continua com as celebrações nesta sexta-feira, quando haverá a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor na Igreja Matriz de São Sebastião às 15h, ao que se seguirá a Procissão do Silêncio com a imagem do “Senhor Morto”.










Comentários