COM TEMA ''EU AMO CARAÚBAS POR ISSO CUIDO'' PREFEITURA DE CARAÚBAS REALIZA PROJETO DURANTE A FESTA DO PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO


A Prefeitura Municipal de Caraúbas, por intermédio da Secretaria de Políticas do Campo e Meio Ambiente, que tem a frente da pasta Elionaldo Benevides, realizou um importante projeto de preservação do meio ambiente, através de parceria com a Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental – Acresea.

As ações iniciaram com, distribuição em toda praça de eventos pares de coletoras, sendo uma branca (resíduo Comum) e uma de personagem (resíduos recicláveis).

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente, Ariel Ingber, também foi produzido um vídeo educativo, que era o prefeito falando sobre a importância da coleta seletiva, pra ficar passando durante toda festa como forma de incentivo para os caraubenses bem como os visitantes durante as festas sociais.

 O projeto também visava orientar os empreendedores (barraqueiros e trailer) a segregar e incentivar a seus clientes a praticarem a coleta seletiva.

“Foi montado um ECO-PONTO para montar uma estrutura em cima do palco de alvenaria com as baias identificadas por classe de resíduos de acordo com a resolução conama nº 275, de 25 de abril de 2001, que estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva. sendo apenas três baias: vermelha/plástico, amarelo/metal, verde/vidros que são resíduos gerados neste tipo de evento, onde seria acumulado dia após dia o que estava sendo gerado, no intuito de sensibilizar e impactar todos ali presente, disse o coordenador Ariel.

Segundo o prefeito Juninho Alves, a parceria da Prefeitura com a Acresea, permitiu a disponibilização de uma equipe que foi orientada a trabalhar em parceria com a equipe de limpeza (garis) do município, afim de evitar que todo material que seja passível de reciclagem tenha a destinação inadequadamente para o lixão, desta forma todo material foi acondicionado em big bag's e armazenado no interior do palco de alvenaria para que no dia 21 de janeiro, fosse feito uma avaliação da proporção do impacto que o material causaria se fossem dispostos no meio ambiente sem nenhum tratamento prévio. E o resultado deste armazenamento foi estrondoso, onde mais de uma tonelada de resíduos recicláveis foi contabilizado.
“A união faz a força... a Acresea juntamente com os garis desempenharam um trabalho brilhante e o resultado de tudo isso nos motiva a ir mais além. Esta ação despertou o potencial que temos em nosso município e estamos com alguns projetos ousados para levar Caraúbas a ser uma referência no estado e no mundo no tocante a preservação ambiental, mais para isso precisamos da contribuição de todos os munícipes para que estes planos se concretizem”, enfatizou o secretário de Políticas do campo e meio Ambiente Elionaldo Benevides.

“Agradeço a parceria e empenho de todos que fazem a Acresea e a empresa de limpeza urbana de nosso município, que abraçou a causa, e fez a diferença nestes 11 dias de festa. Tive a oportunidade de ver de perto o trabalho destes guerreiros e guerreiras, que de 04h da manhã já estavam de pé, selecionando o lixo deixado pelo público presente nas festas; parabéns a todos, enfatizou o prefeito Juninho Alves.














Comentários