PREFEITO JUNINHO ALVES SE REÚNE COM COMANDANTE DO CIOSP PARA DISCUTIR MONITORAMENTO DE CÂMARAS EM CARAÚBAS

Na manhã desta segunda-feira 16, o prefeito Juninho Alves, o vice-prefeito Paulo Brasil e parte de sua equipe administrativa, participaram de uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caraúbas, onde estiveram reunidos com o presidente Antônio Gurgel de Brito e com o comandante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tenente-coronel Macedo. Na pauta, a implantação do sistema de monitoramento de câmeras, via lojas e comércios de Caraúbas, no intuito de combater e controlar a violência na cidade.
O projeto de monitoramento de câmeras em parceria do Governo do Rio Grande do Norte, CDL e Prefeitura Municipal, foi anunciado, na semana passada, pela secretária do Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Sheila Freitas, quando participou de uma audiência pública no auditório da Prefeitura. 

Na ocasião, a titular da Sesed articulou a implantação do projeto, com o prefeito Juninho Alves e com o presidente da CDL, Gurgel de Brito, como uma das medidas emergenciais para retaliar ações criminosas na cidade.

“Hoje estamos discutindo os detalhes da implantação, que vai ajudar a polícia a monitorar a cidade, via câmeras espalhadas pelas fachadas do comércio, assim como em outros pontos estratégicos da cidade, que vai permitir identificar ações e combater crimes”, explicou Juninho Alves.

Para o prefeito, desde que assumiu o comando do Palácio Jonas Gurgel, em janeiro passado, sua preocupação com a segurança pública do município tem ocasionado lutas junto ao Governo do Estado, para que ações violentas sejam combatidas no município.

“Na audiência da semana passada com a secretária Sheila Freitas, ela se comprometeu em agilizar o projeto e hoje o tenente-coronel Macedo foi enviado a Caraúbas para tratar do projeto de monitoramento eletrônico, que será pioneiro em cidades do interior do Estado. No que depender da Prefeitura para que o projeto comece, faremos. Vamos disponibilizar toda a ajuda possível”, ressaltou o prefeito.

De acordo com o presidente da CDL, Antônio Gurgel, os lojistas e comerciantes estão empolgados para aderir ao projeto, por entender que dessa forma irá diminuir o número de assaltos e ajudará a manter os criminosos longe de seus patrimônios.

“O sistema de monitoramento de câmeras vai poder contar com a CDL, pois em quase todos os comércios e lojas de Caraúbas, contam com sistema de segurança monitorada, que vai poder ser cedida a polícia, para que integre uma rede ligada ao Ciosp, podendo a cidade ser vista desde a cede em Natal, Mossoró ou em uma base que será montada na companhia de Polícia Militar. Acredito que com todo esse aparato, os índices de criminalidade vão reduzir significativamente”, destacou Gurgel de Brito.

PROJETO DE MONITORAMENTO
O proneto de monitoramento de câmereas, conforme o tenente-coronel Macedo, responsável pelo Ciosp do RN, consistem em utilizar o sistema eletrônico de vídeo, que já existem nos pontos comerciais de Caraúbas, em detrimento da disponibilização das imagens por parte de uma base que será montada na companhia da PM. 

“Este projeto está sendo implantado em Caraúbas, sendo a primeira cidade do interior a receber. No RN inclui 10 mil câmeras de monitoramento e em Caraúbas o vídeo monitoramento será por demanda com o comércio, que servirá de ponto para a polícia ter imagens das ruas. A princípio, estamos trabalhando com a ideia de 100 câmeras, podendo ser acrecidas outras no decorrer do tempo. Para uma cidade do porte de Caraúbas, quase todas as ruas serão monitoradas”, disse o tenente-coronel Macedo.

O projeto funciona da seguinte forma; o Governo do RN entra com o sistema de monitoramento, que inclui câmeras, parte técnica e treinamento de pessoal, além do monitoramento por parte da PM; a CDL vai bancar a estrutura de computadores, monitores e mobília da sede de monitoramento e; por sua vez a Prefeitura vai disponibilizar um funcionário para monitorar a central de câmeras do Ciosp.

No próximo dia 09 de novembro, o tenente-coronel Macedo, juntamente com a secretária da Sesed, Sheila Freitas, estarão em Caraúbas, apresentando o projeto e lançando oficialmente.









Assessoria de Comunicação PMC

Comentários