REPRESENTANTES ESTADUAIS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO REALIZARAM REUNIÃO INTERSETORIAL NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS

Na manhã desta terça-feira (12), os representantes responsáveis pelo Programa Bolsa Família e Cadastro Único do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, estiveram ministrando uma palestra com os setores que estão diretamente envolvidos com os programas sociais ligados ao Ministério do Desenvolvimento Social - MDS.

O momento aconteceu no auditório do “Palácio Jonas Gurgel” da Prefeitura Municipal de Caraúbas-RN, onde a ação foi promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Caraúbas, que tem à frente da pasta a assistente social Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil.

O evento reuniu representantes da educação, saúde e assistência social, onde na oportunidade os coordenadores estaduais, Jairo Bezerra Maia (coordenador do Programa Bolsa Família e Cadastro Único na assistência Social) e Josafá de Oliveira Rocha (coordenador do Programa Bolsa Família na Educação) fizeram várias explanações relevantes aos critérios  para permanência no programa.

Segundo Jairo, o objetivo da vinda ao município foi realizar reuniões intersetoriais nas áreas da saúde, educação e assistência social para capacitar e orientar os técnicos destas áreas para que possam trabalhar com uma maior integração em relação as articulações, de modo que  possam andar em um só consenso, pois é importante a reunião para que não haja interferência no processo de construção das ações que são ofertadas aos beneficiários e fiquem sabendo das atribuições para que desenvolvam um trabalho mais qualificado.

Para o coordenador estadual Jairo o acompanhamento familiar é muito importante para que as famílias que estão em situação de vulnerabilidade possam ser orientadas, pois no Programa Bolsa Família o objetivo não é apenas transferência direta de renda e sim trabalhar na autonomia destas famílias através dos Serviços de Convivência e fortalecimento de Vínculos SCFV, como também do  Programa de Atenção Integral a Família – PAIF, que são ofertados pelos Centros de Referência de  Assistência Social  - Cras e Centro de referência Especializado de Assistência Social – Creas.

Um dos critérios que foram abordados também foi sobre a questão do acompanhamento da frequência escolar, onde a criança deve ter frequência regular na escola, pois é um dos cumprimentos de condicionalidades para não implicar no bloqueio do benefício da família. “Para que a criança não tenha problemas intergeracionais no futuro, ou seja, que elas não tenham as mesmas consequências de pobreza e dificuldades que os pais enfrentam,” enfatizou o coordenador Jairo.

Na área da saúde foi abordado a importância das vacinas para que o cartão esteja em dia de acordo com o calendário nacional e o processo esteja em dia. Também a gestante para que possa fazer o pré natal e ainda após o parto fazer o acompanhamento da nutriz e do bebê.

Ao final foi realizada uma conscientização para que voluntariamente as pessoas que não necessitam mais do benefício venham cancelar, atualizando sua nova renda, pois se um dia necessitarem voltar, a volta do benefício será concedida novamente.

 Estavam presentes além da secretária de Assistência social Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil;  Rocicleide Cortez, coordenadora do Cadastro Único do município de Caraúbas; gestores da escolas públicas municipais e estaduais e profissionais da saúde e educação.









Comentários