PREFEITURA E NAESC PROMOVEM II ESTUDOS DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO, EM CARAÚBAS

Aconteceu na tarde desta segunda-feira  (11),  a II Roda de Estudos da Lei Brasileira de Inclusão promovida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – DAIN, no município de Caraúbas-RN. 

 O evento aconteceu no Auditório do Centro de Convivência da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Ufersa/ Campus Caraúbas e reuniu diversas autoridades e instituições para debater a temática: "Educação, Acessibilidade e Efetivação de Direitos na Perspectiva da Lei Brasileira de Inclusão”. 

Com apoio da Prefeitura Municipal de Caraúbas e Núcleo da Uern no município, a diretoria do Dain baseado na lei 13.146/15, abriu discussões sobre acessibilidade e respeito a LBI, onde a Diretoria de Políticas e ações Inclusivas - DAIN em Mossoró está realizando rodas itinerantes em todos os núcleos e Campus para debater sobre os direitos da pessoa com deficiência para que sejam respeitados. 

Estavam representando o Departamento de Inclusão de Mossoró a diretora do Dain/Uern, a professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar; Vicente Celeste de Oliveira Júnior, coordenador da Roda de Discussão da Lei Brasileira de Inclusão  LBI - Lei 13. 146/15; Pammela de Lima Bezerra, aluna especial do mestrado em Educação pela Uern; Lucivanda Braga Lima, diretora do Centro Estadual de Formação de Educadores e Atendimento ao Surdo - CAS; Líbia Maria Nunes de Souza Felizardo, membro da comissão de apoio a pessoa com deficiência da OAB - Mossoró. 

Também estiveram presentes os Presidentes Acaci Viana Neto e Emerson Deley da Associação de Surdos de Caraúbas – Ascar; Victor Bezerra, presidente da Associação de surdos de Pau dos Ferros, Wiksendeles de Sousa, membro da Associação de surdos de Mossoró. 
O debate faz parte de um ciclo de encontros propostos pelo Dain, onde as discussões estão servindo para instigar a grande necessidade de se rever as políticas de inclusão nas instituições, órgãos públicos, dentre outros. 

O palestrante da tarde foi o professor da Uern, Vicente Celeste de Oliveira Júnior que é idealizador e coordenador da roda de discussão. 
A roda de discussão foi dividida em dois momentos ao qual a mesa inicial foi composta pelo Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto Francisco Antônio, que representou o prefeito municipal Juninho Alves;  João Bosco Varela coordenador do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas -Naesc/UERN;  presidente da Câmara Municipal de Caraúbas Josean Fernandes de Amorim e a vice presidente Francisca Leite; professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, diretora do DAIN; Acaci Viana Neto, presidente da ASCAR;  José Maria Júnior, presidente do STTRC; professora Wesia Nogueira, presidente do SINDSPUMC e profº. Iure Coutre Gurgel do Campus Uern /Patu.

O segundo momento foi debatido sobre a LBI e que durante as discussões sobre a Constituição de 1988, ressaltou sobre os direitos das então chamadas pessoas com necessidades especiais, defendendo a visão de que as garantias legais sejam prioridades na vida de  pessoas com deficiência.

Para o palestrante o objetivo dessas rodas de discussão é fortalecer a luta pelo respeito aos princípios da diversidade e inclusão, pelo direito das pessoas com deficiência e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

Para Vicente Celeste de Oliveira e a Professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar a discussão proporciona busca de soluções para a pessoa com deficiência, este Projeto Roda de Estudo Sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) tem sido um momento importante, pois abre a oportunidade de estudo e reflexão sobre a Lei Brasileira de Inclusão, principalmente pelo espaço para várias universidades, entidades, autoridades conhecerem melhor a Lei.











Comentários