EQUIPE DA SAÚDE PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA A GRANDE AÇÃO DO ''SESC SAÚDE MULHER'', EM CARAÚBAS

A Prefeitura Municipal de Caraúbas em parceira com o “SESC Saúde Mulher", está realizando uma capacitação com o pessoal da Secretaria de Saúde para uma grande ação voltada para a saúde da mulher.

Esta capacitação está acontecendo no auditório do Palácio Jonas Gurgel desde ontem à tarde (13), com os agentes de saúde da zona urbana, e hoje (14) continua com os agentes da zona rural. Esta ação é inédita no município e visa alcançar  todas as mulheres com idade acima de 25 anos. A assistente social e educadora em saúde, Samara Almeida informou que esta ação pretende buscar todas as mulheres de Caraúbas sem distinção para envolver nas ações, onde o carro móvel do SESC Saúde Mulher estará realizando exames de mamografia e preventivo que são as doenças que mais matam as mulheres no país.

Além desta ação preventiva, acontecerá ainda a parte educativa com educadora em saúde Samara Almeida, onde será feita a sensibilização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce. A equipe do SESC é composta por 05 pessoas qualificadas no trabalho, entre eles são:  01 enfermeira, 01 assistente social, 02 técnicas em radiologia e 01 operador. A equipe estará no município a partir do dia 01 de agosto para instalação da “Clínica Móvel”, onde o carro possui duas salas para os dois tipos de atendimentos que serão ofertados.

A idade para a mamografia será de 50 a 69 anos e preventivo de 25 a 64. Para que todas as mulheres possam realizar estes exames serão necessários  cópias de alguns documentos em folha única da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.
Os locais que poderão ser entregues esta documentação serão no Hospital de Caraúbas, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde. Também podem procurar os agentes do bairro que  estarão recolhendo as cópias dos documentos. Lembrando que a mulher pode realizar os dois exames desde que esteja dentro da faixa etária.

A abertura desta grande ação acontecerá dia 09 e os exames serão iniciados dia 10 na Praça de eventos no Bairro Leandro Bezerra, Caraúbas RN.







Comentários