PREFEITURA LANÇA CAMPANHA 18 DE MAIO 2017 CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Na manhã desta quarta-feira 03, professores, autoridades e sociedade, se reuniram no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), para a abertura da “Campanha 18 de Maio 2017”, que trata do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Caraúbas, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, estão encabeçando o movimento com uma extensa programação a ser desenvolvida pelas entidades municipais e estaduais de Caraúbas.

Durante a abertura da campanha, o vice-prefeito Paulo Brasil, destacou a importância do movimento e alertou pais, alunos e professores para combater os abusos nas crianças e adolescentes. 

“Esta Campanha do 18 de Maio, que estamos abrindo oficialmente hoje, precisa ser abraçada por toda a sociedade, em especial aos pais, professores, profissionais da saúde, da Assistência Social e por todas as autoridades legalmente constituídas. Precisamos denunciar os abusos que frequentemente vêm roubando a infância e a juventude de nossas crianças e adolescentes. É uma das campanhas mais importantes, devido a gravidade que é os abusos e explorações no Brasil”, disse o vice-prefeito.

Para o secretário de Assistência Social, Diego Linhares, o município estará colocando toda estrutura logística para que a Campanha do 18 de Maio seja desenvolvida no município e possa surtir efeito na sociedade.

“O município por intermédio do prefeito Juninho Alves, está abraçando essa causa que é o combate aos abusos contra Crianças e Adolescentes. Precisamos unir forças e denunciar as explorações contra os indefesos. É preciso que os criminosos sejam denunciados e punidos dentro da lei”, destacou Diego Linhares.

Já o juiz de Direito Pedro Paulo Falcão, da Comarca de Caraúbas, alertou que o perigo dos abusos e explorações sexuais estão em todos os locais, inclusive dentro de casa. “Em muitos casos a criança e o adolescente é abusado dentro da própria casa e o abusador é alguém, da família ou alguém bem próximo da criança e do adolescente. Nesses casos a denúncia é mais difícil, no entanto terá de ser feita”, explicou.

Palestra
O tema da exploração sexual foi discutido durante palestras proferidas pelo Juiz Pedro Paulo Falcão; pelo advogado Júlio césar; a psicóloga do Creas, Isa Maria de Menezes Dantas Oliveira; psicóloga da Assistência Social de Portalegre, Markyllyana Dias e; secretária executiva dos Conselhos Municipais, Ivna Benevides.

Entenda

A campanha do 18 de Maio foi instituída em memória à criança Araceli Cabrera Sanches, assassinada nesta mesma data, em 1973, em Vitória, capital do Espírito Santo, após ter sido estuprada.

O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil.















Comentários