NOTA DA COMISSÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CARAÚBAS

A Comissão dos Estudantes que se deslocam para Mossoró diariamente, vem a público explicar que algumas afirmações infundadas estão sendo espalhadas pela cidade e veiculadas em meios de comunicação. 

A Comissão realiza um trabalho voluntário no intuito de viabilizar o transporte universitário, secundarista e técnico para todos os que dele necessitam e o tem feito dia incansavelmente, dialogando com a alunos, empresas de transporte, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sindicatos e Conselhos, jamais adotando bandeiras ou cores partidárias. 

Foi feito um levantamento do número de alunos e com este número procurou-se a melhor forma de termos um transporte melhor e com preço o mais reduzido possível. Então, com a troca de mandato, procuramos o novo prefeito municipal, que nos recebeu cordialmente (algo raro de acontecer em anos anteriores) e, apresentando uma situação financeiramente complicada do município, comprometeu-se a doar um valor relativo a 50% (cinquenta por cento) do valor total das rotas, dividindo este valor por alunos em formato de bolsas, pois assim seria transformado em lei com o apoio da Câmara de Vereadores, tudo dentro da legalidade. O proposto foi levado aos alunos em assembleia, aceito e posto em prática como vem sendo. 

Outra coisa que se resolveu foi que esta comissão tomaria conta do transporte no sentido de ver preços, locação de veículos e a operacionalização das viagens, haja visto que se ficasse sob incumbência de algum órgão público, o trâmite burocrático poderia acabar atrasando a solução do problema e ainda por cima deixar os alunos esperando ainda dias para processo licitatório, ordens de serviço etc. 

Foram contratadas três rotas, sendo um ônibus para a manhã e dois para a noite, visto que o número de alunos do noturno é maior que o do período matutino e se fosse contratado mais um ônibus para a manhã, ensejaria um gasto maior para um ônibus ir praticamente vazio. Assim, no período noturno, a quantidade de poltronas é suficiente para o transporte não havendo necessidade de qualquer revezamento de acentos como dito pelas redes sociais ou em veículos de comunicação. 

No período matutino, acontece uma incidência maior de alunos que vão para Mossoró passar a semana, o que se repete no retorno para Caraúbas nas segundas-feiras e quintas-feiras. Contudo, são alunos que pagam passagem, já que não fazem jus a mensalidade pela quantidade mínima de idas. Suas passagens no valor de R$ 10,00 (dez reais) são usadas para abater no valor mensal da cota. Fora isso, um pequeno grupo alunos apenas, revezam cadeiras algumas vezes, o que foi acertado em comum acordo. Brevemente, veremos uma forma de viabilizar a instalação de acentos extras para que o transtorno seja resolvido. 

Também é importante salientar que o número de universitários aumentou consideravelmente nos últimos anos e, com isto, o custo também, mas com o apoio que tem sido dado, preferiu-se pagar um pouco a mais para ter direito a ônibus mais confortáveis e seguros, preocupação constante de todos que alguma vez tiveram que se deslocar de Caraúbas para concluir o ensino superior e técnico. 

Esperamos e cobraremos do Senhor Prefeito que este valor possa diminuir gradativamente como o próprio afirmou que aconteceria tão logo seja possível à Prefeitura Municipal e estaremos atentos, juntamente com os órgãos que nos apoiam nesta luta, para que isto aconteça. 

No momento, o que temos é que agradecer aos que apoiam a nossa luta e aos estudantes que confiam em nosso trabalho. Afirmamos ainda que aqueles que cobram desta comissão posição X, Y ou Z, ou que afirmam sem o saber, que estamos dispostos a conversar com quem quer que seja enquanto Comissão responsável pelo transporte, desde que isto seja feito com seriedade e sem distorções ou acusações infundadas. 

Nossa luta, repetimos, voluntária, é pelo transporte cada vez melhor e gratuito. Continuaremos nessa luta enquanto os alunos assim desejarem, até que tenhamos conseguido ou que, estando formados, chegue ao fim nossas viagens a Mossoró e chegue o dia de outros assumirem o pleito.

Comentários