sexta-feira, 21 de abril de 2017

BARRAGEM DE UMARI ULTRAPASSA OS 50 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ÁGUA APONTA IGARN


Segundo os dados divulgados na tarde da última quarta-feira (19) pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), o volume de água da Barragem de Umarí, em Upanema, ultrapassou os 50 milhões de metros cúbicos, o que representa 19,61% de sua capacidade total.

Em comparação com o relatório volumétrico anterior, divulgado em 13 de março, as chuvas proporcionaram o aumento de 46, 828 m³, para 57, 419 m³. Em 2016, o reservatório chegou ao seu volume morto, com apenas 8% de capacidade total.

Atualmente, a barragem não atende ao consumo humano e se encontra com as comportas fechadas para o aumento das reservas hídricas do Estado, segundo o diretor-presidente, Josivan Barbosa.  “A barragem atualmente se encontra com as comportas fechadas, visto que o período chuvoso está atendendo a demando do Rio do Carmo, e, principalmente para a segurança hídrica da região”, disse.   


“Com as últimas chuvas e a ação de fechar as comportas, a Barragem está recuperando o volume. Assim, em momento de chuvas escassas poderá ser estratégico para o uso racional das águas”, destacou Josivan. 

Josivan ressaltou ainda que o Igarn, juntamente com a com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), estão finalizando o relatório sobre a visita técnica que realizaram na barragem e que, até próxima semana, devem enviar as informações para a Prefeitura de Upanema, que solicitou a vistoria.

Fonte: Upanema Net...